O trabalho na Educação Infantil é fundamentado por ações planejadas com vistas ao desenvolvimento integral das crianças. A rotina de trabalho preconiza o desenvolvimento dos aspectos motores, da afetividade, da expressão criadora, do raciocínio lógico, da linguagem e da construção de ideias a respeito dos fatos e fenômenos que são apresentados no cotidiano.

 

Dessa maneira, o trabalho é estruturado com base em atividades lúdico-pedagógicas que envolvem as crianças durante o turno de estudo e as prepara para a leitura, escrita, criação de estratégias de argumentação e para o convívio social.

 

São desenhos com técnicas variadas, jogos, músicas, movimentos de diversas naturezas, pesquisas, observações, dentre outras propostas que encaminham o desenvolvimento para o objetivo maior: a formação integral das crianças.

O primeiro e mais importante passo que uma família pode dar para contribuir com a educação de seu filho é a escolha da instituição que irá influenciar, sobremaneira, na formação da personalidade, das posturas e da cognição da criança.

 

Assim, o primeiro aperto de mão em prol da parceria escola-família é dado no momento da matrícula. O acordo é firmado e o encontro de ideias para a formação educacional da criança se efetiva. Esse acordo não se finda na matrícula e deve permanecer firme durante toda a trajetória escolar do estudante.

Pensando assim, a presença dos pais e/ou responsáveis nas reuniões e encontros promovidos pela escola deve ser priorizada. Devemos estabelecer laços frequentes, nos comunicar e estreitar as relações sempre.

 

O acompanhamento diário da agenda, a participação na realização das tarefas e pesquisas, o envolvimento nos eventos devem ser ações familiares rotineiras, consolidando assim os ciclos de parceria que se espera em prol da formação das crianças que, ainda tão pequenas, na educação infantil, precisam dos adultos para admirá-las e fortalecê-las.

Monica Casati de Almeida – novaescolaconquista3@gmail.com