O trabalho no Ensino Fundamental I é embasado por ações planejadas que visam o pleno desenvolvimento das crianças. A rotina de trabalho preconiza o desenvolvimento da motricidade fina, da expressão criadora, do raciocínio lógico, de diferentes linguagens, da afetividade e da construção de ideias a respeito dos fatos e fenômenos que são apresentados no cotidiano.

Dessa maneira, o trabalho é estruturado com base em atividades do núcleo básico comum e de enriquecimento curricular tais como Musicalização, Xadrez, CRIA, Inglês e Espanhol.

As crianças desenvolvem a leitura, a escrita, estratégias de argumentação e atitudes para o convívio social. Ademais, envolvem-se em projetos diversos, Gincana e Feira Cultural.

São atividades diversas: jogos, músicas, movimentos de diversas naturezas, pesquisas, observações, dentre outras propostas que encaminham o desenvolvimento para o objetivo maior: a formação integral das crianças.

O primeiro e mais importante passo que uma família pode dar para contribuir com a educação de seu filho é a escolha da instituição que irá influenciar, sobremaneira, na formação da personalidade, das posturas e da cognição da criança.

Assim, o primeiro aperto de mão em prol da parceria escola-família é dado no momento da matrícula. O acordo é firmado e o encontro de ideias para a formação educacional da criança se efetiva. Esse acordo não se finda na matrícula e deve permanecer firme durante toda a trajetória escolar do estudante.

Pensando assim, a presença dos pais e/ou responsáveis nas reuniões e encontros promovidos pela escola deve ser priorizada. Devemos estabelecer laços frequentes, nos comunicar e estreitar as relações sempre.

O acompanhamento diário da agenda, a participação na realização das tarefas e pesquisas, o envolvimento nos eventos devem ser ações familiares rotineiras, consolidando assim os ciclos de parceria que se espera em prol da formação das crianças que, em pleno crescimento, precisam dos adultos para auxiliá-las, admirá-las e fortalecê-las.

Cristiane Carqueija Fernandes – 2ºs e 3ºs anos – novaescolaconquista@gmai.com

Luciana de Castro Barreto – 4ºs e 5ºs anos - necoordf1@gmail.com