A sociedade contemporânea e toda a diversidade cultural, social e educacional que se impõe sobre a realidade traz à tona muitas reflexões sobre o ensino e a aprendizagem, institucionalizados no formato escolar.
Diante dessa afirmativa é possível ponderar sobre um modelo de trabalho pedagógico que contemple a necessidade de colaborar com a formação de sujeitos que saibam refletir, questionar, discutir e se relacionar num modelo sociocultural dinâmico, plural, embasado em tempos rápidos e nas novas formas de enxergar o mundo, ou melhor, as coisas do mundo.
Considerando essa necessidade, a Nova Escola acredita num trabalho com o ensino fundamental que atenda às exigências do núcleo básico comum, mas que, além disso, ofereça uma proposta pedagógica cuidadosa e preocupada com a possibilidade de elaborar conceitos e compreender o conhecimento como algo dinâmico, fruto do desenvolvimento da humanidade, das observações e pesquisas e que se relativiza com base em referências que são ressignificadas no cotidiano.
Por tudo o que foi dito, a Nova Escola oferece aulas com profissionais qualificados e formados em suas áreas de atuação, trabalhos de enriquecimento curricular, inglês, espanhol, musicalização, xadrez e música inseridos no horário que é ampliado no turno de estudo. Tudo para que uma educação significativa, cuidadosa e eficiente seja sempre a nossa realidade e fundamento.
A aquisição do sistema escrito, iniciado na Educação Infantil é ampliado no Ensino Fundamental, reforçado e organizado com o devido respeito às fases do desenvolvimento cognitivo e, compreendendo a atuação docente, do aluno com seus pares e a presença dos artefatos de conhecimento, como elementos estruturantes do aprender.
Para a Nova Escola é mais importante desenvolver nas crianças e adolescentes o “modo de fazer” ou seja, o “como” realizar as aquisições sobre o objeto de conhecimento, para além do conhecimento do objeto, é preciso aprender a manipular os conteúdos e aplicá-los a realidades diversas, em situações inesperadas e na análise do que se apresenta.
Dessa maneira a Nova Escola acredita que é preciso estudar cotidianamente, questionar, duvidar, comparar, estabelecer relações, vivenciar, participar e se envolver nas diferentes propostas e situações didáticas que são planejadas com vistas à promoção dos determinantes do comportamento que sustentarão o sujeito preparado para os desafios do mundo atual.
No segmento II do ensino fundamental (6º ao 9º ano) a carga horária de aulas é ampliada em Inglês e Espanhol e há a inserção dos estudos de Robótica. Ademais, a escola oferece o plantão de dúvidas que propicia o diálogo entre estudantes e professores com vistas à discussão de conteúdos e formas de trabalho e estudo.